O turnover, alta rotatividade dos colaboradores, é um grande problema para as empresas brasileiras. Uma pesquisa global da Robert Half, maior empresa de recrutamento especializado do mundo, realizada com 1.775 diretores de RH de 13 países, mostrou que o Brasil é o campeão mundial em turnover. Esse índice aumentou em 82% das empresas de 2010 a 2014, mais que o dobro da média mundial, que foi de 38%.
Entre os diretores participantes, 100 são brasileiros, que afirmam que a grande disputa por profissionais qualificados no Brasil é o principal motivo para o alto índice de rotatividade no País. Mesmo com o desaquecimento da economia, os profissionais acreditam que as empresas continuam contratando mão de obra especializada, que continua em falta no mercado.
De acordo com o estudo, a baixa remuneração, falta de reconhecimento, desmotivação e preocupação com o futuro da empresa são os fatores motivadores para a saída da organização.
Por isso, aprender a reter talentos continua sendo um desafio para as empresas, que buscam capacitar líderes na gestão de pessoas. Enquanto isso, os profissionais que investem em qualificação garantem boas oportunidades no mercado de trabalho.
Confira a seguir o que é turnover, como calcular, quais os impactos na sua empresa e como você pode diminuir a alternância de funcionários!
O que é turnover?
Turnover é um termo em inglês que pode significar “renovação”, “virada”, “reversão”. No meio corporativo, é usado para intitular um índice que representa a rotatividade (entradas e saídas) de colaboradores de uma empresa.
É considerado um dos indicadores mais relevantes de Recursos Humanos, tornando-se objeto de acompanhamento das principais tomadas de decisão, já que os efeitos negativos da elevada rotatividade são muito prejudiciais para uma organização.
Quais são os tipos de turnover?
O turnover não pode ser classificado como um fenômeno único, mas sim, decorrente sob diversas circunstâncias. Por isso, quando a rotatividade começa a ser constante, é importante classificar essas motivações para traçar estratégias mais eficazes na contenção do problema. Conheça os tipos de turnover e suas motivações:
Turnover voluntário
Quando parte do funcionário a decisão de desligar-se da empresa. É fundamental investigar as causas que motivaram o pedido de desligamento. Isso porque, caso tenha relação com problemas internos da própria empresa é preciso saná-los. Esse tipo de turnover, geralmente, ocorre em determinadas circunstâncias, como:
- Ofertas mais interessantes de outras empresas;
- Conflitos entre funcionários;
- Falta de plano de carreira claro ou oportunidades de crescimento;
- Descontentamento com a remuneração ou com as políticas internas.
Turnover involuntário
Quando o desligamento parte por iniciativa da empresa. Neste caso, para entender esse tipo de turnover é necessário dialogar com o gestor responsável pela demissão do funcionário. Essa rotatividade pode indicar que a empresa enfrenta sérios problemas e, geralmente, acontece pelas seguintes motivações:
- Baixo desempenho do profissional;
- Justa causa;
- Conflitos com colegas ou liderança;
- Dificuldades financeiras da empresa;
- Falhas no processo de recrutamento e seleção.
Turnover funcional
Neste caso, pode ser positivo para a empresa, já que ocorre quando o pedido de desligamento parte do colaborador, porém, o mesmo já vinha apresentando baixa performance em sua função.
Turnover disfuncional
Esse tipo de turnover é um dos que mais impacta nos resultados e clima organizacional. Trata-se do pedido de desligamento de um colaborador capacitado e que traz alto retorno para a empresa. Um exemplo seria um líder ou colaboradores mais antigos, com habilidades e competências difíceis de serem encontradas no mercado. Dentro do turnover disfuncional, é possível verificar se ele pode ser evitável ou inevitável. Para tanto, é preciso conhecer as origens do problema através de feedbacks e desenvolver estratégias preventivas e emergenciais para lidar com cada situação.
Quais as principais causas do turnover?
De modo geral, existem possíveis causas do turnover, cabendo a cada empresa identificar as mais prováveis razões para uma elevada rotatividade de pessoal. Dessa forma, a organização pode adotar medidas efetivas de redução dessa taxa. As causas mais comuns de turnover são:
- Salário abaixo da média do mercado;
- Falta de perspectiva de carreira;
- Preocupação com o futuro da empresa;
- Desmotivação;
- Ausência de plano de treinamento e desenvolvimento profissional;
- Falta de feedback e reconhecimento;
- Processo seletivo deficiente;
- Benefícios abaixo do mercado;
- Trabalho de risco (sem programas de prevenção de acidentes do trabalho);
- Ambiente de trabalho tóxico;
- Baixo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
- Falta de políticas claras de gestão de pessoas;
- Chefia sem perfil para liderar grupo de pessoas.
Quais os efeitos negativos do turnover?
Quando o turnover está alto em uma empresa há a necessidade de reposição e treinamento de novos empregados constantemente. Com isso, ocorrem gastos elevados e não programados, impactando de forma negativa na receita da empresa.
Além disso, essas movimentações em grande escala podem gerar:
- Atendimento dos clientes com ruídos, já que comunicações internas e externas ficam truncadas pela troca constante de interlocutores;
- Perda do capital intelectual da empresa; descontinuidade dos padrões de quantidade e qualidade dos serviços;
- Desgaste no clima organizacional; aumento no número de litígios na Justiça do Trabalho; entre outros.
Qual a relação do turnover com a SST?
No que tange às atividades de risco, as taxas de frequência e gravidade de acidentes do trabalho ficam bem mais vulneráveis quando a empresa possui um alto índice de turnover, aumentando os custos diretos e indiretos com essas ocorrências.
O encargo sobre a folha de pagamento decorre do SAT (Seguro Acidente do Trabalho), que pode ser de 1%, 2% ou 3%. A taxa irá variar de acordo com o grau de risco da atividade da empresa, podendo ser reduzida em até 50% ou aumentada em até 100%, segundo o desempenho da empresa em relação à respectiva atividade. Para o cálculo, leva-se em consideração os índices de frequência, gravidade e custo. Além disso, vale ressaltar que os acidentes de trabalho onde a empresa seja considerada culpada podem gerar indenizações de valores altíssimos.
Medidas para a redução do turnover
As ações recomendadas para a redução do turnover são ajustáveis a cada empresa. É necessária uma avaliação dos gestores sobre quais são mais adequadas para sempre implementadas. Confira abaixo algumas estratégias interessantes:
- Rever o processo seletivo da empresa;
- Treinar os gestores;
- Ter um plano de carreira;
- Manter uma política de benefícios competitiva;
- Ter uma política de reconhecimento e elogio;
- Remuneração e benefícios, alinhada com o mercado;
- Treinamento dos empregados;
- Um bom clima organizacional;
- Promover um ambiente de trabalho agradável;
- Programas de resolução de conflitos e humanização
- Ter um Código de Ética definido e Guia Prático disponível;
- Oferecer qualidade de vida e segurança no trabalho;
- Dar atenção à indicação de candidatos pelos próprios empregados;
- Adote uma jornada de trabalho flexível;
- Trabalhe sempre o aspecto motivacional;
- Abono de permanência.
Como calcular o índice de turnover?
Calcular o índice de turnover é simples: basta somar o número de colaboradores admitidos com os colaboradores desligados, depois dividir pelo número total de colaboradores da empresa, multiplicando por 100 para ter o número (em porcentagem) do índice de rotatividade da empresa. A fórmula para o cálculo de turnover é:
Suponha que a sua instituição tenha feito uma admissão de 15 colaboradores e, nesse mesmo tempo, demitiu 5 pessoas. Sabendo que a organização tem 120 profissionais, teremos o seguinte cálculo:
Turnover ideal x aceitável
Cada empresa deve estabelecer o que considera como turnover aceitável dentro da sua estratégia empresarial. É comum que mercados diferentes tenham taxas distintas e, por isso, é preciso avaliar o setor e metas da empresa. Assim, os mercados de saúde e tecnologia, por exemplo, são mais disputados, o que leva a um índice de rotatividade maior.
Também é importante estabelecer o índice de turnover ideal. Sobre o assunto, estimativas mais conservadoras consideram o índice de 1% ao mês aceitável. Contudo, mais importante do que o percentual em si, é imprescindível avaliar o que pode estar causando o turnover.
O turnover deve ser visto como um sinal de alerta e merece atenção, sendo um indicativo de que o negócio está passando por problemas. Por isso, é melhor agir para solucionar a questão.
Em uma empresa pequena, que possui 30 colaboradores, a saída de um deles já vai representar um índice acima de 1%. Mas, no caso das grandes, com mais de 500, se o turnover for acima disso, será preocupante. Por isso, as empresas devem avaliar todos os pontos para entender a situação de uma maneira clara e objetiva e, assim, implementar estratégias capazes de reverter a situação da melhor maneira possível.
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