Uma questão de saúde pública que vem passando desapercebida por muitos, tem preocupado cada vez mais especialistas: o crescente número de mortes, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Segundo levantamentos realizados pela Previdência, entre 2014 – 2018 foram registrados aproximadamente 1,8 milhão de afastamento por acidente de trabalho e 6,2 mil óbitos.
AFINAL, O QUE É SEGURANÇA NO TRABALHO?
Pode e entender como “Segurança do Trabalho”, um conjunto de medidas adotadas por uma empresa e seu corpo de funcionários, visando evitar/minimizar possíveis acidentes ou doenças ocupacionais adquiridas durante a rotina, bem como protegendo a integridade e a capacidade do trabalhador.
MATERIAL HUMANO E SEGURANÇA DO TRABALHO
Quando se fala em material humano nas empresas, a primeira coisa que deve ser levada em consideração (e consequentemente priorizada) é a segurança e a saúde do corpo de funcionários. Quando a segurança do trabalho é priorizada, o local se torna mais leve, seguro, as pessoas ficam mais motivadas e consequentemente a produtividade aumenta. Não somente a nível de produtividades, sempre que um funcionário percebe as melhorias, a confiança na organização aumenta e o ambiente passa a ser tratado como saudável e valorizado pelo mercado.
O QUE UMA EMPRESA GANHA INVESTINDO EM SEGURANÇA DO TRABALHO?
Além de ser reconhecido como um ambiente seguro, agradável e bem recomendado, investir em Segurança do Trabalho gera economia com gastos relacionados a acidentes, bem como reduz o número de afastamentos ligados a doenças ocupacionais e minimiza outros custos acarretados pelo afastamento ou falência de um profissional.
Quando um funcionário é afastado, os primeiros quinze dias são pagos pela empresa, além disso, muitas vezes outros gastos são gerados pela contratação e treinamento de mão de obra substituta (permanente ou temporária). Fora o que mencionamos, muitas vezes quando o profissional se acidenta, são gerados prejuízos relacionados a maquinários e produtos, bem como gastos com a reabilitação do trabalhador.
VEJA COMO UM BENEFÍCIO
Valorizar as normas e diretrizes de Segurança do Trabalho, gera não só economia, como também uma série de outros benefícios e resultados positivos na avaliação geral de ativos da empresa. Com isso, podemos classificar a Segurança do Trabalho como um investimento e não um custo adicional nos processos de produção. Essa avaliação com toda certeza, já te coloca a frente de outros players do mercado.
Para conferir todo material disponibilizado pela ENIT (Escola Nacional da Inspeção do Trabalho) basta clicar aqui ou entre em contato conosco e saiba como a PAROMED pode te ajudar.