Falar sobre qualidade de vida no trabalho é automaticamente relacionar a saúde do ambiente à produtividade e bons resultados de uma empresa. Pela rotina de muitos profissionais estar cada vez mais imersa em situações exigentes a nível de esforço físico e mental, foram criadas uma série de normas e diretrizes que, visam promover mais segurança e satisfação no ambiente das empresas.
O QUE SIGINIFICA QVT?
A QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) tem sido um conceito fortemente utilizado no ambiente das empresas, por gerar excelentes resultados a partir de sua efetiva aplicação. Hoje é quase unanimidade entre os gestores de grandes players dos mais variados setores, tratar o elemento humano como um fator diferenciador e de crescimento de mercado. Mas, desfrutar dos benefícios gerados pela QVT, exige que as empresas invistam na inserção de programas e ferramentas que priorizem a segurança e a qualidade de vida de seus colaboradores.
AMBIENTE FÍSICO, PSICOLÓGICO E SAÚDE OCUPACIONAL
Ambiente físico: visa promover aos funcionários as melhores condições físicas para o desenvolvimento das atividades, com equipamento adequado, procedimentos bem definidos e monitoramento durante a realização da rotina de trabalho com a utilização de normas e diretrizes.
Ambiente psicológico: é aquele onde os colaboradores podem desenvolver relacionamentos humanos agradáveis, com uma equipe motivadora, num estilo de gerência democrática, participativa, podendo até inserir a ginástica laboral em meio ao desenvolvimento das atividades. Tudo isso ajuda a manter o bem estar psicológico dos profissionais durante o trabalho e favorece desempenho individual e coletivo.
Saúde ocupacional: fator chave no cuidado com a saúde de todos os prestadores da empresa. Ajuda minimizar/prevenir doenças provenientes da execução de tarefas e está correlacionado tanto ao bem estar físico quanto a psicológico dos funcionários.
OUTROS ASPECTOS ENVOLVIDOS
Aplicar as diretrizes de QVT melhora todos os indicadores de produção de uma empresa. Além do ambiente físico, psicológico e da saúde ocupacional, devem ser considerados pontos que levem ao desenvolvimento pessoal dos colaboradores, bem como oportunidades de crescimento e remuneração justa dentro da organização.
Outros pontos importantes a salientar são: o repasse de feedbacks sobre o desenvolvimento das atividades, o espaço de participação na tomada de decisões da empresa e a igualdade de oportunidades entre os colaboradores.
Quer saber mais sobre QVT e outras soluções para o desenvolvimento da sua empresa, saúde e bem estar dos seus colaboradores? Clique aqui e fale com a Paromed.