No dia 05/08 é celebrado o Dia Nacional da Saúde, devido a uma referência ao aniversário do médico sanitarista Oswaldo Cruz, que esteve à frente de campanhas importantes de erradicação de diversas doenças durante a história, como a peste bubônica, varíola e febre amarela no início do século XX. O cuidado e dedicação do cientista na área fez com que a data fosse instituída em 1967.
O objetivo deste dia é promover e elevar a conscientização sobre o nível e importância de hábitos saudáveis, buscando estimular comportamentos que possam resultar em uma melhor qualidade de vida. O conceito de saúde foi deliberado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que a descreve como “um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.
A definição está relacionada ao fato de que o ser humano possui necessidades complexas e seu equilíbrio depende de vários aspectos, como estabilidade financeira, intelectual, ocupacional, ambiental, espiritual, entre outros. A harmonia existente para uma existência plena e realizada depende de cada indivíduo. Veja abaixo as principais diferenças de cada uma das vertentes de saúde:
Saúde mental
De acordo com a OMS, não há uma definição oficial para saúde mental, porém “qualidade de vida emocional e cognitiva de um indivíduo” é a definição mais utilizada. Isso significa que a saúde mental diz respeito ao equilíbrio entre emoções e sentimentos diante de desafios, conflitos, mudanças e outros eventos ao longo da vida.
Saúde física
A saúde física, vertente mais básica do bem estar, compete condição geral do corpo em relação às doenças e ao desempenho físico. O foco é ter um corpo em pleno funcionamento, sendo ativo, saudável e livre de doenças.
Saúde social
Está relacionada à capacidade de o indivíduo interagir com outras pessoas e prosperar em ambientes sociais. É a manutenção das relações saudáveis, que não dependem apenas do indivíduo, mas também do comportamento coletivo, como a cultura. A saúde social vai além do próprio círculo de convivência.
Como o estado de saúde afeta os colaboradores?
Segundo a OMS, o indivíduo precisa estar em um ambiente que proteja e respeite os seus direitos básicos, sendo eles, socioeconômicos, civis, políticos e culturais. Isso não é diferente no ambiente de trabalho, local propício à pressão, cobrança, metas e conflitos, capazes de gerar ansiedade e estresse. Isso torna o ambiente organizacional fundamental para garantir o equilíbrio da saúde mental e, logo, o bem estar físico e social dos colaboradores.
Um profissional estressado ou ansioso tem dificuldade para se concentrar, não consegue interagir com o restante da equipe e apresenta uma queda da produtividade. Além disso, o desequilíbrio emocional pode abalar o clima organizacional como um todo. Por isso, o bem estar psicológico no trabalho é importante para que as pessoas não cheguem ao limite e adoeçam.
Na esfera física, há um comprometimento do organismo do trabalhador e, assim, o mesmo fica com dificuldade para cumprir as tarefas e queda de produtividade, além da possibilidade de afastamento para ser tratado ou absenteísmo. Já na esfera social, a percepção coletiva da organização é comprometida pela falta de interação, desarmonia, menor engajamento e comunicação falha.
Esse desequilíbrio da saúde dos colaboradores reflete alguns malefícios para a empresa, como queda da qualidade dos produtos ou serviços, aumento de afastamentos, sinistralidade e custos com os próprios trabalhadores.
Portanto, as empresas devem se atentar a proporcionar qualidade de vida no ambiente de trabalho, já que isso melhora o desempenho dos colaboradores nas atividades, e por consequência, ocorre redução dos índices de insatisfação com o trabalho.
Como promover e apoiar a saúde da equipe?
É fundamental acompanhar a equipe de perto, avaliando seu bem estar, considerando as questões emocionais, físicas e socioambientais. Com uma análise completa e minuciosa da situação atual da saúde dos colaboradores é possível promover ações pontuais e recorrentes para amenizar riscos conforme as situações vigentes.
Para uma cultura organizacional saudável é importante a conscientização da importância de se conquistar e manter mais qualidade de vida no ambiente de trabalho. Para isso, veja algumas medidas que podem ser promovidas pelos setores de RH e Saúde e Segurança do Trabalho (SST):
- Entenda a realidade da equipe: o primeiro passo é entender o que está acontecendo no ambiente de trabalho e, principalmente, com cada colaborador. É necessário identificar os problemas vivenciados dentro da empresa, como desafios enfrentados, principais queixas e doenças reportadas pelos colaboradores, frequência de acidentes de trabalho, entre outros. Assim, é possível definir os objetivos e programas para melhorar a saúde e qualidade de vida de todos.
- Incentive a prática de exercícios físicos: a atividade física corporativa previne doenças, ajuda a manter o peso corporal adequado, aumenta a longevidade e garante uma maior disposição. Portanto, incentivá-la auxilia, e muito, a promover a saúde e qualidade de vida do colaborador. Realize programas de incentivo, perenes ou pontuais, como pilates e yoga; danças; treinamento funcional; meditação e mindfulness.
- Ofereça um programa de saúde mental: problemas de saúde mental não são gerados apenas no trabalho, já que é impossível desvincular completamente os problemas da vida pessoal e profissional. Porém, a empresa pode oferecer acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra no ambiente de trabalho, além de palestras motivacionais, como uma estratégia integrada de qualidade de vida e bem estar.
- Crie um canal de comunicação para isso: a saúde social é muitas vezes esquecida pelas empresas, então um canal aberto, com diálogos constantes e interação entre os profissionais da empresa, pode contribuir para aliviar a pressão no trabalho e tornar as relações mais leves. Além disso, momentos de lazer dentro da empresa oferecidos por espaços lúdicos e divertidos, além de eventos, como festas de final de ano e happy hours, podem auxiliar nessa maior sociabilidade.
A Paromed pode orientar você
A prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é indispensável para o bem estar e bons resultados da empresa.
Por isso, a Paromed acredita na importância de promover ambientes de trabalhos mais seguros e saudáveis, através de programas, soluções, treinamentos e perícias certas, para proteger você e toda sua equipe.
Nosso time já está devidamente treinado e com sistemas enquadrados para cuidar e zelar pela saúde e bem estar de sua organização como um todo. Para mais informações sobre nossos serviços, entre em contato conosco.