As tendências tecnológicas avançam e criam novos cenários de oportunidades para as empresas que se permitem modernizar. Com isso, crescimento, inovação e atualização acabam se tornando metas básicas no dia a dia de diversas organizações, independente do seu porte e segmento.
No entanto, na hora de colocar em prática em alguns departamentos, como o de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), muitos líderes ainda não fazem ideia das possibilidades que a tecnologia pode trazer para sua área.
Veja a seguir as tendências tecnológicas SST e novidades de tecnologia da Indústria 4.0, capazes de fazer muita diferença nos índices da sua organização!
O que é Indústria 4.0?
A indústria 4.0 é um movimento de transformação que vem revolucionando a forma que as empresas fabricam, melhoram e distribuem seus produtos.
Tecnologias potencializadoras e capacitadoras estão sendo cada vez mais integradas, através de um pensamento estratégico da organização, elevando seu patamar produtivo. Entre elas, podemos citar algumas, como a Internet of Things (IoT), cloud computing, análise de dados, inteligência artificial e machine learning.
Segundo dados de 2018, apresentados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), menos de 2% das organizações do país estão verdadeiramente imersas nisso de maneira prática. No entanto, a Indústria 4.0 tem capacidade de movimentar US$ 15 trilhões nos próximos 15 anos. Porém, estima-se que em 10 anos, 15% das empresas do setor de manufatura já tenham esse conceito inserido em suas atividades.
Dessa forma, conclui-se que esse movimento de modernização da indústria ainda está em estágio inicial no Brasil.
Realidade virtual
Embora tenham surgido a pouco tempo, as tecnologias de realidade virtual estão tendo aceitação e adesão considerável no mercado, mostrando um grande potencial gradual.
Apesar de ser muito utilizada, principalmente, no setor de games, a realidade virtual também pode ser vantajosa para a área de SST. Isso porque, algumas empresas já tem utilizado a realidade virtual para realizar cursos e treinamentos. Com a ajuda de recursos visuais e sonoros realistas, os trabalhadores vivenciam situações que exigem conhecimento prático e, assim, melhoram procedimentos. Veja alguns benefícios de utilizar a realidade virtual nas dinâmicas da empresa:
Maior entendimento e atenção
Através da realidade virtual, os profissionais de SST podem motivar os colaboradores a consumir, de forma prática, um conteúdo curto e efetivo sobre diversos temas. Com esse tipo de formato é mais provável que o colaborador tenha mais atenção e aumente seu foco sobre os conteúdos de SST, já que a experiência exige mais concentração por parte do funcionário;
Apoia a colaboração
esses tipos de aprendizados visam transformar os profissionais em participantes ativos. Os colaboradores atuam mais como “facilitadores” na aquisição de conhecimento e aplicação de habilidades recém-adquiridas. Trata-se de facilitar o acesso ao conhecimento por meio de interações sociais e elementos colaborativos inovadores.
Aprendizado flexível e preciso
Incentiva os aprendizados a qualquer hora e em qualquer lugar. As informações podem ser acessadas independente de sua localização e tempo. Em tempos de home office e trabalho híbrido, isso é uma grande vantagem. Com esse treinamento, os funcionários se tornam mais capacitados e preparados para atuar em suas tarefas. A ferramenta ainda facilita a análise do comportamento de cada um deles e apresenta falhas e padrões a serem solucionados.
Beacon
Em 2013, o termo surgiu com o lançamento da tecnologia iBeacon pela Apple. O nome “Beacon” é dado a um aparelho transmissor que identifica e localiza dispositivos próximos via Bluetooth. Assim, a tecnologia se torna ideal para ambientes fechados, podendo localizar smartphones com precisão maior que um sistema de GPS.
Como esta tecnologia pode ajudar a área de SST? Ela pode facilitar o encontro de colaboradores que, infelizmente, podem sofrer algum acidente de trabalho. Ou seja, mais segurança para resgate e, por consequência, atendimento ágil.
Além disso, a prática de Beacon pode ajudar a melhorar o networking em eventos, promovendo informações sobre as atividades programadas. Sua capacidade de enviar notificações personalizadas pode ser interessante para os participantes que estiverem próximos a um Beacon. A tecnologia já é vista como a nova prática para compartilhar cartões de visita e tem se popularizado em eventos de empreendedorismo e tecnologia.
Digital Twin (3D)
O digital twin (gêmeo digital, em português), tem como objetivo criar uma réplica virtual, completamente fiel a um objeto físico, de modo que esse modelo digital seja capaz de fornecer todas as perspectivas e dados importantes sobre a utilização do produto. Com ele, as indústrias criam modelos virtuais de suas linhas de produção.
Para o setor de SST, os benefícios estão relacionados ao fato de os profissionais conseguirem analisar os procedimentos e encontrar possíveis falhas que existem, além de propor mudanças. Com isso, aumenta-se a produtividade e faz com que a SST seja priorizada em cada decisão tomada.
Internet das Coisas (IoT)
A internet das coisas (IoT) e os wearables são conceitos que começam a ser utilizados pelo setor de SST. Sabe aquelas “casas inteligentes”, que você pode acionar as luzes por meio do telefone? Isto é internet das coisas!
No dia a dia de um profissional de SST, por exemplo, a tecnologia pode ser uma facilitadora para gerar relatórios e documentos com alto grau de precisão e confiabilidade, porque gera comunicação instantânea entre máquinas e dispositivos que utilizam a internet. Além disso, ela pode ser aplicada em sistemas de monitoramento de riscos.
É possível criar um ambiente interativo em que os líderes acompanhem em tempo real o desempenho dos trabalhadores e analisem posteriormente uma grande quantidade de dados com precisão e eficiência.
Quem trabalha com dados reais e atualizados consegue engajar funcionários com mais facilidade e provocar mudanças que melhorem a saúde e segurança do trabalho.
Robôs e drones
Os robôs já fazem parte da realidade no mundo atual e podem ser empregados na área de SST. Os equipamentos podem ser utilizados, principalmente, para a segurança de colaboradores, realizando serviços considerados de altíssimo risco, como por exemplo, um local com vazamento de substância tóxica.
Já os drones já são utilizados na inspeção de locais que oferecem grandes riscos ao trabalho, como inspeção de telhado, por exemplo, situação cotidiana em qualquer tipo de empresa.
No modelo convencional, um trabalhador sobe com uma escada articulada ou guindaste para analisar as condições da estrutura. Qualquer descuido desse profissional pode acarretar em um acidente de trabalho. No caso, os drones podem ser utilizados para otimizar essa atividade, fotografando e inspecionando toda a região. Assim, identifica os defeitos existentes com total segurança. Depois, são geradas ordens de serviço para outra equipe, baseadas principalmente nas fotos e/ou vídeo produzidos pelo drone. Dessa forma, a escalada e o trabalho em altura, para o conserto e/ou manutenção serão mais seguros.
A Paromed pode orientar você
Se você, assim como a Paromed, acredita na importância do avanço na sua empresa, venha conhecer nossos treinamentos de segurança, que envolvem todas as práticas adequadas para o uso correto de diversas tecnologias. Estamos ligados nas tendências tecnológicas SST, contamos com uma equipe devidamente treinada e com sistemas enquadrados para cuidar e zelar pela saúde e bem estar de seus colaboradores. Para mais informações, fale com a gente.