Como escolher uma empresa de SST – Saúde e Segurança do Trabalho?

Você já pensou em contratar uma empresa de Saúde e Segurança do Trabalho? Para muitas organizações, já está claro que investir em medidas de proteção é fundamental para atender à legislação trabalhista, prevenir acidentes e melhorar a qualidade de vida dos funcionários, porém a escolha da empresa que irá orientar e executar os processos de SST ainda é uma dificuldade.

Os processos, mentorias e treinamentos se tornam essenciais para que todos os colaboradores entendam os riscos existentes e as melhores práticas para melhorar a saúde do ambiente. Por isso, é fundamental ter o suporte de uma empresa especializada, experiente e profissional como a Paromed para usufruir de todas as vantagens de uma boa gestão de SST.

Com conhecimento técnico e experiência na área, a empresa deve oferecer serviços completos para sua empresa. Portanto, é necessário contar com profissionais qualificados em SST para identificar, avaliar e controlar os riscos que podem acometer sua instituição.

Quer saber como escolher uma empresa de SST? Siga a leitura e descubra o que é realmente importante avaliar nesse momento.

Se atente aos benefícios da empresa de SST

É importante se atentar aos benefícios que a empresa pode oferecer aos seus profissionais. Analisar as ações propostas e voltadas para o bem estar dos seus empregados, além das vantagens proporcionadas pela mesma, é uma boa forma de iniciar sua análise.

Veja alguns pontos que podem ser interessantes para sua avaliação:

  • Verificar se a empresa contratada irá fazer um diagnóstico preciso da companhia, antecipando as iniciativas necessárias para estar dentro dos padrões estabelecidos pela legislação;
  • Questionar se a contratada terá vínculo direto com os empregados com o intuito de mostrar para os mesmos que a organização está preocupada com a saúde e a segurança da equipe, engajando os colaboradores e contribuindo para a melhora do ambiente de trabalho;
  • Analisar a forma que a contratada pretende educar os funcionários para usarem equipamentos de segurança (EPI’s e EPC’s) e, assim, reduzir o número de acidentes na organização;
  • Entender como a contratada pretende diminuir a possibilidade de multas estabelecidas pelos órgãos públicos fiscalizadores e como pretende agir, caso aconteça;
  • Saber as sugestões que a contratada possui com relação a redução de custos oriundos de afastamentos de empregados, devido a possíveis acidentes de trabalho;
  • Aprovar a estratégia de diminuição de despesas.

Tempo de experiência da empresa de SST

A Paromed está há 26 anos no mercado e você precisa de uma empresa tão experiente quanto ela. Para isso, verifique há quanto tempo a empresa atua na área e como é a sua experiência no mercado.

O tempo de atuação tem relação com a expertise da equipe e, consequentemente, com o conhecimento que será orientado nas capacitações da sua empresa. A experiência dos profissionais complementa a teoria, aumentando a qualidade dos treinamentos, processos e mentorias, facilitando a identificação das medidas de segurança mais importantes para o seu negócio.

Serviços ofertados

Ao procurar uma empresa de SST é importante entender e verificar todos os serviços ofertados, além da lista das capacitações disponíveis. Isso demonstrará a expertise da empresa e outras possibilidades para o seu negócio.

Quanto mais expertise a empresa tiver, melhor para sua organização. Isso porque, existem diversas medidas que devem ser adotadas para cumprir de forma correta a legislação e aumentar a proteção de seus empregados. Vale a pena contar com uma parceria que tenha condições de suprir todas as suas necessidades.

Infraestrutura oferecida

Analisar a infraestrutura da empresa, focando no seu próprio ambiente de trabalho, é uma estratégia sagaz e interessante. Já que a mesma irá promover saúde e segurança na sua sede, é importante entender se ela efetiva seus valores e cuidados internamente também. Isso mostra o comprometimento e verdade da contratada.

Avalie os locais onde são ofertados os treinamentos e a disponibilidade de atendimento da equipe, para ter certeza de que eles possuem a capacidade necessária para prestar o serviço proposto.

Se possível, faça uma visita às instalações e aproveite a oportunidade para conhecer melhor os funcionários, conversando sobre os objetivos da sua empresa com essa contratação e alinhando suas expectativas. Dessa forma, é possível discutir as medidas, encontrar as soluções mais adequadas e evitar frustações. Dessa forma, a sua empresa terá mais facilidade para encontrar a melhor opção de parceria.

Qualificação da equipe

Como dito anteriormente, é interessante tentar pesquisa e conhecer melhor a equipe que irá realizar os serviços de SST para sua empresa. Observe a qualificação da equipe disponibilizada pela empresa.

Os profissionais devem ser especializados em SST, com conhecimento e experiência na implementação das medidas previstas na legislação, assim como, nas especificações técnicas referentes aos diferentes ramos de negócio.

Além disso, é importante que a equipe tenha conhecimentos em diferentes áreas envolvidas na SST, pois essa versatilidade é importante, caso você precise de outras medidas durante os processos.

Capacidade técnica e operação

Será que a empresa que você se interessou possui um número de funcionários suficiente para o seu atendimento? Analise a capacidade técnica da empresa e do time que ela disponibiliza para prestar serviços. Para cada serviço que será realizado é indispensável a capacitação desses especialistas. Investigue!

Apesar de ser indispensável um amplo portfólio, você precisa conferir se a empresa tem capacidade de operação. A Paromed hoje atua com mais de 50 funcionários internos e externos e, assim como ela, a contratada deve dispor de um bom time para atender você com zelo e agilidade, principalmente, em situações de urgências.

Banco de talentos

A contratada deve ter um bom banco de talentos. Desse modo, quando houver necessidade de novas contratações, terá a sua disposição diferentes opções de profissionais e perfis, facilitando a seleção e contratando um talento alinhado com a cultura da sua empresa.

Analise as referências dos clientes da empresa de SST

Em geral, a maioria das empresas no mercado possuem sites com depoimentos positivos sobre seus serviços oferecidos. No entanto, mesmo que a empresa faça isso, vale a pena buscar conhecidos que façam depoimentos em tempo real para você. Uma boa dica é buscar antigos e atuais consumidores para verificar a qualidade do atendimento, resultados alcançados e motivo de término de contrato.

Dessa maneira, você fica mais preparado para tirar dúvidas sobre os serviços da contratada. Quanto mais informação você coletar, mais elevadas são as possibilidades de fazer uma boa escolha.

A Paromed assessora hoje mais de 1400 empresas e é muito importante se atentar a esse tipo de dado na hora da contratação da sua terceirizada.

Cheque os equipamentos utilizados

É muito importante checar se a empresa tem equipamentos de medição certificados pelo Inmetro para você contar com serviços de alta qualidade. Isso porque, grande parte dos documentos que comprova a responsabilidade da empresa com os trabalhadores não possui validade. Com isso, caso as medições sejam feitas em aparelhos que não apresentam o selo do órgão governamental, você pode receber multa por erro na execução dos serviços.

Para evitar esse tipo de problema, uma boa iniciativa é pedir a cópia dos certificados de calibração dos equipamentos da contratada e conferir a presença do selo do Inmetro.

Verifique quem é o médico responsável

Você já verificou se a empresa é reconhecida no mercado e se possui aparelhos dentro dos padrões estabelecidos, mas é crucial conhecer o médico responsável pelos serviços prestados e constatar se o profissional está registrado o Conselho Regional de Medicina (CRM).

A medida é uma forma de confirmar a seriedade e profissionalismo da organização. É interessante saber se o médico participa da elaboração e da revisão dos laudos de maneira ativa. Assim, fica mais fácil contratar um serviço de segurança e medicina do trabalho que seja feito com responsabilidade e competência.

Cuidado com o orçamento

Fique atento ao orçamento, pois mesmo que ele possa ser elaborado pelo número de funcionários, o ideal é buscar uma empresa como a Paromed, que oferece soluções personalizadas e não padronizadas, considerando o seu segmento de atuação e o quantitativo de cargos e funções. O número de colaboradores é um indicador válido para verificar a necessidade de criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Aproveite e tire todas as suas dúvidas sobre o custo dos serviços. Com essa postura, você tem mais chances de fazer uma ótima contratação dentro da capacidade de investimento da companhia.

Entenda a forma de cobrança da empresa de SST

Para evitar desconfortos, constrangimentos e surpresas é interessante entender a forma de cobrança da empresa. Afinal, o investimento da sua organização deve ser realizado de forma correta para não comprometer as finanças.

Questione se a contratada trabalha com contratos em que as mensalidades são cobradas considerando os exames médicos, ou se trabalha com planos anuais em que os exames são cobrados somente quando são feitos, por exemplo. Busque um preço justo e flexível para ambos os lados para evitar descontentamentos futuros.

Priorize a rede de atendimento

Verifique, antes de fechar o contrato, a rede de médicos, clínicas e laboratórios que são associados a empresa de SST que pretende contratar. A Paromed conta com os melhores parceiros do mercado, mas nem sempre, as empresas se atentam a essa qualidade nos fornecedores.

Com uma grande cobertura de atendimento, é possível encaminhar os funcionários para consultas e exames, sem a necessidade de contar com os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, você garante uma melhor assistência aos funcionários, dando mais condições aos funcionários a retornarem ao trabalho em pouco tempo, reduzindo o número de faltas.

A Paromed pode atender a sua empresa

Se você acredita na importância de atuar em um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, esperamos que você compreenda a importância de contratar uma empresa especializada, experiente e profissional como a Paromed. Nossa equipe já está devidamente treinada e com sistemas enquadrados para cuidar e zelar pela saúde e bem estar de seus colaboradores. Para mais informações, entre em contato conosco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *