Setembro amarelo: o poder do processo de autoconhecimento

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Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Por isso, cada vez mais é necessário que a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e os Recursos Humanos (RH) falem abertamente sobre suicídio no ambiente de trabalho. Além disso, que se preocupem com os fatores de risco, como políticas inadequadas de saúde e segurança; más práticas de comunicação e gestão; participação limitada na tomada de decisões ou baixo controle sobre a área de trabalho; baixos níveis de apoio aos funcionários; horas de trabalho inflexíveis; e tarefas obscuras ou objetivos organizacionais duvidosos.

É necessário que as empresas entendam que é responsabilidade da gestão oferecer espaços de diálogo e acolhimento, compartilhar conhecimento e encontrar novos caminhos para reduzir os números alarmantes de casos de suicídio no mercado e, logo, na sociedade.

Por isso, a Paromed acredita que estimular o autoconhecimento pode salvar vidas. Isso porque, com o autoconhecimento é possível conhecer nossos limites para lutar por objetivos pessoais e obter autonomia. Conhecer nossas emoções, temores, limites e habilidades é fundamental tanto para a saúde psicológica, quanto para o crescimento pessoal e profissional.

Veja abaixo dicas de como promover o autoconhecimento e se tornar um bom líder para sua equipe!

O que é o autoconhecimento para a carreira?

Na carreira, o autoconhecimento ajuda os colaboradores a lidar melhor com questões profissionais e, logo, pessoais, como seus valores, crenças e propósitos. Por isso, é fundamental quem está inserido no mercado de trabalho explorar, de fato, o autoconhecimento.

Dessa forma, é possível traçar uma carreira mais sólida, gerando benefícios ao longo prazo, pois o colaborador cria a consciência dos seus objetivos e entende a importância da sua função, tanto para empresa quanto para a sociedade.

Entender o seu próprio potencial é benéfico tanto para o profissional quanto para a empresa. Por isso, cada vez mais as organizações investem nesse tipo de qualidade, pois já passaram a entender a valorização do autoconhecimento.

O que é desenvolvido no autoconhecimento?

O principal desenvolvimento no processo de autoconhecimento é a melhor percepção do funcionário sobre o que deseja no ambiente profissional, e até onde ele deseja chegar na carreira.

Além disso e, até mesmo o mais importante, é o aprendizado e a construção de boas relações interpessoais, tornando o ambiente de trabalho um local mais saudável e harmonioso. Atualmente, a relação é um dos maiores desafios para uma empresa quando o assunto são as questões humanas. Isso porque, quando a empresa deve abordar temas e questões emocionais, há um mercado despreparado ou sem um objetivo claro.

Como exemplo, imagine um cenário onde uma equipe precisa lidar com a pressão diária e cobrança de resultados. No entanto, internamente, esse grupo de colaboradores possuem diferenças que se exaltam ao ponto de interferir em todo o ambiente. O resultado acaba sendo uma provável diminuição da produção junto a qualidade, o que torna o ambiente estressante e nada motivador.

Contudo, essa situação acaba levando a questões ainda mais complexas, chegando a afetar a saúde mental de todos os colaboradores envolvidos.

Moral da história: se há um processo de autoconhecimento sendo desenvolvido pelo profissional, ele amplia sua percepção sobre o ambiente e evita estar em situações desfavoráveis, além de se conscientizar que é necessária uma mudança de comportamento da alta liderança, ou até mesmo, dele próprio.

Qual é a importância do autoconhecimento?

Em mercados que exigem grandes resultados, além de proporem desafios e mudanças repentinas na vida do profissional, o autoconhecimento é a base para uma saúde mental de qualidade.

Com o autoconhecimento, o colaborador consegue ter uma ideia de suas motivações, propósitos e objetivos, sabendo aceitar e desenvolver questões apresentadas como oportunidades de ser um profissional melhor.

Além disso, a SST e o RH podem evitar a saída repentina de um bom profissional, que por motivo de esgotamento, por exemplo, se desliga da empresa, o que não é interessante para a organização.

Mapeando essas questões internas de cada profissional, esse tipo de ocorrência pode ser evitado, além de questões nada interessantes para a empresa, como a busca por novos colaboradores, turnover e absenteísmo, que acrescenta mais gastos.

Quais os desafios na busca pelo autoconhecimento?

O principal desafio na busca pelo autoconhecimento é o colaborador entender e aprender a lidar com a complexidade das relações humanas e, principalmente, relação consigo mesmo.

O autoconhecimento é capaz de mostrar ao profissional o seu modelo mental de agir, além do utilizado pelos colegas de trabalho e até dos líderes do seu ambiente de trabalho. A partir desse ponto, é possível ter uma convivência e percepção melhor da situação ao seu redor.

Outro ponto importante sobre o autoconhecimento é a análise verdadeira, que muitos não gostam de receber. O processo mostrará os pontos de melhorias e o profissional deverá aceitar deve corrigir algumas atitudes e características, com o propósito de crescimento. Nem todos possuem essa mente aberta de aceitar um erro e aceitar que precisa fazer uma correção em si para poder evoluir.

A crítica não é bem-vinda para todos, sendo um lado importante a ser trabalhado pelos profissionais que pretendem implementar o processo. Receber essa informação pode gerar estranheza e criar barreiras e, por isso, é necessário que os gestores estejam cientes que é um método que necessita de cuidado, atenção e dedicação para ser bem aceito pela equipe.

Qual o papel do RH e SST em desenvolver o autoconhecimento nos colaboradores?

O RH e SST tem como papel apresentar à empresa os benefícios de investir em um programa que incentivem a qualidade de vida e boa saúde emocional, o que proporciona um ambiente de trabalho melhor e consequentemente um considerável aumento de produtividade.

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Como aumentar a produtividade dos funcionários através do autoconhecimento?

Quando se trata de aumento de produtividade é necessário entender que é uma questão gradual, que demanda tempo e força de vontade para a melhora de hábitos ruins. Isso tudo, pode ser feito a partir da psicoterapia, onde profissionais especializados podem ajudar colaboradores a entender melhor como suas emoções, sentimentos e hábitos afetam suas vidas.

É importante entender que todos os métodos sempre passarão pelas mãos de psicólogos, que poderão usar técnicas como: avaliação psicométrica, testes que avaliam habilidades, preferências e até a comunicação dos participantes. Além disso, a avaliação de inteligência é uma importante opção para casos de designação mais assertiva de cargos.

Práticas para ampliar o autoconhecimento na sua empresa

Você não pode ser um bom líder sem autoconhecimento. Ao nos dar uma melhor compreensão de quem somos, a autoconsciência nos permite entender melhor o que mais precisamos dos colaboradores, para complementar nossos próprios pontos a desenvolver.

A questão é como podemos cultivá-los e desenvolvê-los no ambiente de trabalho? Existem muitas maneiras de fazer isso. Confira algumas opções:

Meditação

Incentive a prática de meditação e/ou Ioga no trabalho ou fora dele. A meditação é a prática de melhorar sua consciência e de uma amplitude da comunicação intrapessoal. A maioria das formas de meditação começa focando e apreciando a simplicidade da inspiração e expiração. Momentos regulares de pausa e reflexão são necessários a qualquer pessoa. Durante essas meditações, é importante fazer perguntas, como: O que estou tentando alcançar? O que estou fazendo que está funcionando? O que estou fazendo que está me atrasando? O que posso fazer para mudar?

Balanço de planos e prioridades

É importante que os colaboradores entendam a importância de monitorar se seus planos e prioridades estão sendo conquistados. Uma das melhores maneiras de aumentar a autoconsciência é anotar o que se quer fazer e acompanhar seu progresso, seja em forma de diário, anotações e/ou painel.

Testes comportamentais

Testes de personalidade comportamento são fundamentais para entender as habilidades e perfis dos funcionários. Eles são uma grande ferramenta para se obter autoconhecimento. A partir dos relatórios detalhados, é possível identificar e entender atitudes em determinadas situações e compreender melhor suas relações. Um ponto importante é que não há respostas certas ou erradas em particular. Ao invés disso, os testes são projetados para ser possível considerar um conjunto de características que nos descrevem com mais precisão em relação a outras pessoas. É necessário que os profissionais se respeitem e entendam que as diferenças são positivas para o desenvolvimento do trabalho. Um teste de perfil comportamental pode ser extremamente esclarecedor e essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, a partir do momento em que o colaborador sabe quais são seus pontos fortes a desenvolver e pontos de melhoria para evoluir.

Análise familiar e com amigos próximos

É importante incentivar os colaboradores a conversar sobre seus problemas, propósitos e necessidades com amigos e familiares. Isso porque, as pessoas que mais nos amam costumam ser sinceras com relação as nossas perspectivas. Além disso, há a questão de que com um familiar ou amigo o colaborador pode se sentir mais seguro em conversar. Esse tipo de feedback é uma ótima aposta para começar! É interessante orientar que o profissional peça a amigos e/ou familiares para apontarem instantaneamente quando estiver fazendo um comportamento que já sabe que deseja mudar.

Feedback regular no trabalho

Além de informalmente e periodicamente pedir a amigos e familiares, é necessário que o colaborador tenha uma análise precisa e honesta sobre seu desempenho e postura no trabalho. Se não houver nenhum, veja se você pode implementar mais ciclos de feedback formal na sua empresa. Sendo bem realizado, um feedback formal e construtivo permite que os funcionários tenham uma melhor percepção do seu perfil, do que podem realizar, da sua atual performance e mostrar suas insatisfações.

Depois que o processo de feedback é concluído, é importante que todos os envolvidos reflitam sobre isso anotando seus principais tópicos. Observe ambos os pontos fortes surpreendentes e quaisquer pontos fracos ou pontos cegos que irão aparecer.

A Paromed pode orientar você

Se você, assim como a Paromed, acredita na importância de promover ambientes de trabalhos mais seguros e saudáveis, esperamos que você compreenda a importância de investir no autoconhecimento dos funcionários. Para você que quer aplicar estratégias de qualidade de vida em sua empresa, pode contar com nossa equipe que já está devidamente treinada e com sistemas enquadrados para cuidar e zelar pela saúde e bem estar de seus colaboradores. Para mais informações, entre em contato conosco.

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